quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Olinda






Basílica e Mosteiro de São Bento
Olinda é uma cidade muito bonita, com um vasto e até que preservado patrimônio arquitetônico. Dentre as diversas igrejas, destaco neste post o Mosteiro de São Bento, construído no século XVI, mas como um dentre outros prédios da cidade, destruído em parte na ocupação holandesa e reconstruído no século XVIII. Exemplo do barroco brasileiro, seu altar é todo em madeira coberta de ouro, com imagens do padroeiro São Bento. Como todo mosteiro ou igreja dedicada ao santo, nesta também vc entra e é surpreendido pelo canto gregoriano que os padres deixam tocar em cds para amplificar o "clima" do espaço. Encontramos muitos turistas estrangeiros neste local, não é por acaso, realmente a visita é essencial. Para chegar em Olinda também foi muito fácil, a partir do site do ônibus Recife é fácil e barato estabelecer o itinerário e em 40 minutos se chega a belíssima cidade de Olinda e pode-se desfrutar de suas ladeiras. Fico imaginando como fica tudo aquilo no famoso carnaval de Olinda, sinceramente, uma experiência que eu dispenso, kkk.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Buenos Aires






Cemitério de La Recoleta
Imperdível passear por este museu a céu aberto em Buenos Aires. Além do famoso e mais concorrido túmulo de Evita, o cemitério tem mausoléus magníficos, estátuas maravilhosas e detalhes pitorescos que fazem do passeio um dos mais inesquecíveis na cidade. Com certeza La Recoleta só não é mais famoso que o Père Lachaise em Paris, suas sepulturas e mausoléus pretendiam ser para a burguesia portenha da segunda metade do século XIX a continuidade na cidade dos mortos, do luxo e ostentação da cidade dos vivos. Vários mausoléus chamam a atenção pela sua riqueza de detalhes, pela sua importância e por suas curiosidades. Na entrada do cemitério existe uma vendedora de mapas do mesmo, e claro que existe um em português que vale muito a pena para se localizar naquela cidade. Destaquei nesta postagem alguns túmulos muito legais, o da família Duarte onde está Eva Perón, sempre com flores depositadas por turistas, o Mausoléu dos Mortos na Guerra do Paraguai, que possui corpos de alguns brasileiros, uruguaios e argentinos mortos no conflito. Um túmulo chamou a atenção, em tempos em que o próprio facebook exlcui usuárias que postam fotografias de mulheres amamentando bebês por suposta pornografia, o escultor resolveu homenagear um médico ginecologista com a figura de uma mãe, amamentando, muito interessante. Outro detalhe q chama muito a atenção para qualquer visitante do cemitério é a característica dos argentinos de deixarem o caixão a mostra em determinados mausoléus. Para nós isso seria impensável, para eles é bastante comum.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ilha de Anhatomirim






Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim
O melhor local para se pegar um barco até a Ilha do Anhatomirim é na cidade de Governador Celso Ramos, perto de Florianópolis. A cidade é muito agradável, pena que a maioria das pousadas são mais para caro do que para barato. Mas dois ou três dias é suficiente para curtir as belas paisagens do lugar e saborear a melhor ostra do Brasil. Existem muitos barqueiros que fazem a travessia até a ilha, alguns cobram 30 reais por pessoa, o problema é ter que esperar mais passageiros. Pegamos um barqueiro muito simpático que cobrou 100 reais pelo passeio e achei bem justo. São cerca de 20 ou 30 minutos até a ilha. A Fortaleza foi concluida em 1744 e atualmente ela é administrada pela UFSC que conserva esta e outras fortalezas da região de maneira competente. A Fortaleza é uma espécie de mini cidade, com diversos prédios, todos em excelente estado de conservação e que permitem a visita e completo entendimento da função do local em diversos períodos históricos. Tudo bem legendado e contextualizado. Na década de 60 do século XX ela foi totalmente abandonada e por isso bastante depredada pelas populações vizinhas, e sua reabertura a visitação só foi possível graças a este convênio com a UFSC com o projeto dos anos 90 de Fortalezas Históricas, das quais conhecemos também a magnífica Fortaleza de Ponta Grossa em Florianópolis. Uma manhã muito agradável que passamos ali, um passeio imperdível no belíssimo litoral catarinense.